Aplicação para processar o estoque nos padrões do SPED Fiscal.
A rotina consiste em importar os arquivos do SPED referente ao ano que deseja processar. Os dados são processados em um arquivo do ano subsequente ao processado, geralmente é feito no arquivo do mês de fevereiro, por exemplo, se deseja processar o ano de 2019, os dados serão armazenados no arquivo de fevereiro de 2020. Na tela, que possuiu a rotina, vem como sugestão o mês de fevereiro para ser processado os dados, para usá-la é preciso enviar todos os arquivos do SPED, de janeiro a dezembro do ano a ser processado e o arquivo do ano subsequente que vai conter as informações do estoque, continuando o exemplo tem que enviar os arquivos de janeiro a dezembro de 2019 e o arquivo de fevereiro de 2020, feito isso é só processar, a rotina vai entrar em cada um dos arquivos e fazer a contagem de estoque do que entrou e do que saiu, primeiro a vai entrar no arquivo que possui o estoque processado do ano anterior, e depois continua na sequência a partir de janeiro. Após processar os dados é gerado um SPED novo para baixar com os dados do bloco H e os códigos 0200 e 0205 processados, além da contagem de linha do bloco 9 que é validado também, isso feito com base no manual e com o validador do arquivo do SPED. É possível também baixar somente os dados do estoque em um arquivo CSV para conferência e manipulação dos dados através do excel.
Essa aplicação não utiliza banco de dados, ela se orienta apenas com manipulação de arquivos e diretórios, além disso a rotina agrupa os dados por empresa podendo ser utilizada em várias empresas diferentes.
Conhecimentos agregados foram aprender mais sobre o SPED Fiscal e como funciona as validações do estoque, desenvolver uma aplicação sendo orientado por um manual que explica exatamente como deve ser feito e utilizar outros software para validar a rotina.
É possível acessar o projeto no GitHub clicando aqui